O Zeebo Hospital é um serviço que o O3 Labs oferece para realizar o desbloqueio/patch de homebrews e reparos no Zeebo.
Lembrem-se que este serviço é realizado apenas para ajudar o pessoal que ainda gostaria de dar um sopro de vida ao console, uma vez que não existe nenhum suporte oficial. Não tenho nenhuma ligação com a Zeebo Inc. ou Tectoy e realizo o processo no meu escritório, encaixando aos meus horários. Por isso o valor e prazo pedidos.
Leia tudo atentamente antes de solicitar!
Eu, o tripleoxygen.net e o projeto OpenZeebo não apoiamos, incentivamos ou nos responsabilizamos pela pirataria de conteúdos oficiais, sendo o serviço aqui oferecido - bem como todo os passos no wiki -, puramente para permitir que o console possa rodar códigos não assinados para o desenvolvimento de novo conteúdo original e garantir que os proprietários consigam fazer backups e reparos no aparelho, uma vez que o console e relacionados (assistência, rede, suporte) foram descontinuados completamente.
Evite a cópia de grandes quantidades de dados de uma vez só para o console através da função “Memory copy”/via SD! Caso seu console já esteja com a eNAND original com desgaste avançado, você aumenta as chances dela “brickar” de vez! Copie em quantidades menores de aplicativos por vez.
Também sugiro alterar o aplicativo padrão do Zeebo para o Appmgr. É mais feio, porém mais rápido e seguro caso aconteça algo com a Z-Wheel. Você pode alterar conectando o Zeebo no PC e editando o arquivo flixfile.dat, solicitando no formulário quando for enviar seu console para desbloqueio ou utilizando o ZeeUtils se seu console já for desbloqueado.
Por motivos de logística e agenda, foi realizada uma votação no grupo do ZeeboClub no Facebook e está decidido que os prazos para a realização dos serviços e retorno do console podem se estender até cerca de 2 meses, com o prazo médio de 1 mês. Assim é possível juntar mais aparelhos e levar aos Correios em menos viagens. Este prazo será conforme a quantidade de consoles na fila e disponibilidade para a execução dos serviços e envio nos Correios. Agradeço a compreensão.
Ao enviar a solicitação com sucesso pelo formulário (link abaixo), aguarde meu contato pelo e-mail que você informou. Lá confirmarei a solicitação e valores, e enviarei o código Pix para pagamento.
Após a confirmação do pagamento, o endereço para envio ao Hospital será fornecido e caso deseje, poderá acompanhar o progresso pelo site https://zeebo-hospital.tripleoxygen.net. No momento ele serve apenas para acompanhar os consoles. No futuro as solicitações também serão feitas por lá, simplificando o processo.
Para os valores dos serviços, acesse o formulário de solicitação abaixo. Os serviços são separados, portanto caso seja solicitado o desbloqueio + troca da eNAND, por exemplo, será a soma dos valores (fora o valor do frete de retorno).
O valor a ser pago será o valor do serviço (total) mais o custo de envio de volta para seu endereço via PAC ou Sedex (com ou sem seguro), conforme escolha no formulário, estimado pelo site dos Correios. O custo de envio para o Hospital você mesmo pagará nos Correios no momento da postagem.
Envie apenas o console! Nenhum acessório é necessário. E não exagere na proteção dentro da caixa, pois o console pesa ~700 g, portanto excessos de papel, plástico bolha, etc, fará que a encomenda ultrapasse de 1 kg e entre na próxima faixa de preços dos Correios, ficando mais caro. Excedentes serão cobrado a parte, caso aconteçam.
Acesse aqui o formulário de solicitação
Com o desbloqueio você pode:
O procedimento é permanente.
* A porta de diagnóstico do Zeebo costuma funcionar apenas com controladoras USB mais antigas, portanto, ligar seu console em um PC mais moderno provavelmente não vai funcionar.
Neste caso é possível caso realizada a troca da eNAND junto, pois quando a original é removida e uma nova é instalada, o console perde toda as informações de licença e impedirá que a Z-Wheel execute, caindo direto no Appmgr. Estando no Appmgr, conseguimos fazer o desbloqueio.
Sim, desde que as outras portas USB do Zeebo ainda funcionem e os danos sejam apenas no conector mini-USB em si. Se os controles funcionam, por exemplo, então o circuito USB do console provavelmente está OK e será possível realizar o desbloqueio. Avisarei caso não seja possível.
Preciso analisar o console e avaliar. Muitos componentes do console não são encontrados no mercado para compra caso seja necessário substituição. Portanto, alguns reparos dependem de outros Zeebos danificados como “doadores”.
Uma das memórias internas do console é conhecida como a “eNAND” (ou eMMC). Ela tem 1 GB de espaço e armazena os jogos e aplicações. Já o sistema operacional (BREW/Rex) e a Z-Wheel ficam em uma memória separada de 128 MB, chamada de NAND (note que esta não tem o “e”).
Este chip de 1 GB, assim como qualquer outra memória, vai desgastando com o uso. Percebemos que agora, anos após o lançamento do Zeebo, alguns destes chips estão falhando e deixando de funcionar adequadamente. Na maioria dos casos, estes chips “travam” para a escrita de dados, mas continuam funcionando para leitura. No entanto, um chip que esteja nesta situação não deixará o console funcionar corretamente.
Os sintomas de um aparelho com problemas na eNAND são jogos específicos que reiniciam o Zeebo ao iniciar ou sempre nos mesmos pontos; ou boots que nunca terminam e ficam eternamente reiniciando o console (em boot-loop).
A solução é substituir o chip por outro novo, sem nenhuma falha. Esta troca é feita removendo a memória antiga e soldando uma compatível no lugar, já que as originais não são fabricadas mais. No processo, um pequeno pedaço da blindagem de metal na região da memória é removido, para dar acesso ao chip. Mas esta remoção não impacta em nada no console e após a parte superior da blindagem ser encaixada de volta, sequer é visível qualquer diferença.
Adicionalmente, hoje em dia não se encontra estas eNANDs no tamanho original do Zeebo (1 GB), portanto é instalada versões com capacidades maiores (geralmente 4 GB). Não há nenhum problema neste caso, funciona perfeitamente no aparelho (e toda a biblioteca de jogos tem menos de 1 GB, de qualquer forma). A única observação está no próximo item deste FAQ.
No processo de troca, caso a eNAND original não esteja totalmente comprometida, será feito backup dos dados e levados para a nova memória. Assim, o console ficará exatamente como antes. Se o backup não for possível, será instalado no console o set original (Z-Wheel + 3 jogos originais, gratuitos).
A única diferença conhecida até hoje ao se usar uma memória maior que a original de 1 GB, é o problema onde alguns jogos impedem o jogador de começar um novo savegame ou manter highscores com a mensagem de “espaço livre insuficiente”. Claro que há espaço livre, mas estes jogos calculam erroneamente o valor livre, apresentando esta mensagem.
Para estes jogos, há correções/patches para voltarem a funcionar. Para detalhes e correções, acesse Mods.
Antes, no lugar da troca da eNAND, era feito uma adaptação removendo a original/danificada e instalando um slot + cartão microSD no lugar. Isto pela dificuldade em encontrar memórias do mesmo formato e compatíveis com o Zeebo.
Esta adaptação era possível já que esta eNAND compartilha similaridades com um cartão SD mas no formato de um chip. O funcionamento e características elétricas são similares, mudando apenas a “embalagem”. Assim, havia a possibilidade de instalar no lugar do chip defeituoso o slot com um cartão microSD.
Com a aquisição e estoque de memórias no mesmo formato da original, o processo mudou. Assim, só trocamos por uma equivalente, sem adaptações, ficando mais confiável a longo prazo.
Caso esta memória eventualmente também se danifique (em vários anos, talvez?), o reparo é feito substituindo-a novamente por uma nova.
Para o post original de quando o problema foi descoberto: Post original.
Os sintomas de um aparelho com problemas na eNAND são jogos específicos que reiniciam o Zeebo ao iniciar ou sempre nos mesmos pontos; ou boots que nunca terminam e ficam eternamente reiniciando o console (boot-loop).
Se seu console apresenta estes sintomas, é provável que precise da substituição. Mas somente com ele aqui no O3 Labs/Hospital poderei fazer testes e avaliar com certeza.
Mesmo para quem solicita somente o desbloqueio, faço testes de gravação para avaliar a eNAND, mas é impossível prever quando e se ela irá falhar. Pode acontecer ainda que ela se danifique durante o teste de gravação. E sabemos que cópia de grandes quantidades de dados pode “matar” uma eNAND já em estado crítico.
Não.
Não testo todos os jogos do console (haja tempo!), apenas faço o backup antes de qualquer mudança e realizo o desbloqueio. Se o jogo já estava corrompido de alguma forma, ele irá desta forma também para seu backup. Você é responsável por conseguir uma possível cópia intacta e restaura-lo. Caso tenha jogo(s) específico(s) com algum problema, veja o próximo item.
Desde que descreva no formulário de solicitação o(s) jogo(s), posso tentar restaura-los. No entanto, caso o console tenha perdido a licença original (de quando comprou) de um ou mais jogos, a restauração deles somente será possível caso tenha escolhido o serviço de desbloqueio, já que é a única forma do Zeebo rodar o jogo novamente sem o licenciamento.
Desde que não seja um problema de arquivos corrompidos em um determinado jogo, onde causaria reboots ou travamentos consistentes/nos mesmos momentos (e que você poderia consertar com uma nova cópia intacta), paciência, é o Zeebo.
Pela idade do console e dependendo da forma que ele foi armazenado, muitas daquelas borrachas ressecaram e inevitavelmente quebram ou simplesmente “viram farinha” quando se tenta tira-las para abrir o Zeebo.
Também, algumas ficam frouxas e podem cair dentro da caixa no transporte (de ida ou volta), portanto, verifique na caixa se der falta de alguma.
Se preferir, remova-as você mesmo antes de mandar o console para o Hospital. São 6 traseiras, 4 laterais e 4 pezinhos redondos na parte de baixo.