Tabela de conteúdos

eNAND

A e-NAND (chamada assim pela Hynix e alguns fabricantes, mas também conhecida por eMMC) do Zeebo é uma memória extra de 8 Gbit / 1 GB que armazena os jogos e aplicativos (com exceção da Z-Wheel). Ela é um MMC embarcado, o que compartilha similaridades com cartões MMC/SD, mas no formato de um chip para ser soldado diretamente na placa. Muitos aparelhos utilizam este tipo de memória por diminuir a complexidade do host em que ela é conectada (ECC feito no próprio chip, etc).

No Zeebo, esta e-NAND é conectada ao SoC com um barramento de dados de 4 bits, apesar do chip suportar 8 bits.

Problemas

Assim como qualquer memória flash, ela está sujeita ao desgaste por uso, tempo, etc (Flash memory). Um algoritmo interno cuida de distribuir a gravação de forma balanceada em seus blocos para igualar os ciclos de escrita e aumentar a longevidade (wear leveling).

As eNAND de alguns consoles “travam” permanentemente no modo somente leitura, não permitindo a gravação de novos dados e ficando “congelada” naquele ponto no tempo onde a trava ocorreu. Tentativas de gravação após esta mudança podem causar reboots no console ou comportamento errôneo. Nenhum savegame ou highscore poderá ser salvo mais, por exemplo.

Este pode ser um mecanismo de segurança após a memória atingir níveis máximos dos ciclos de escrita ou algum bug desconhecido no chip.

A solução pode ser a troca por uma compatível (ressolda BGA) ou a adaptação de um microSD, já que os protocolos apresentam similaridades. Sabemos que eMMCs da Toshiba são compatíveis, mesmo em tamanhos diferentes da original (testado até 4 GB).

Veja quando foi identificado o primeiro caso deste problema: https://www.tripleoxygen.net/post/zeebo-a-historia-do-console-com-amnesia-anterograda/

Adaptações

Um slot para microSD pode ser adaptado no local, removendo a eNAND original e soldando o slot. Veja os pontos onde os sinais podem ser obtidos: