Zeebo Update #1

Dec 7, 2010   #zeebo 

Novidades no Zeebo!

Aos que gostaram do Teardown, obrigado! 😀

Como havia comentado, planejo trabalhar no Z e tentar tornar a execução de aplicativos caseiros (homebrews) uma realidade. Não há garantias que isto acontecerá, mas despenderei um tempo estudando a plataforma.

Depois da descoberta que o “Z” tinha a interface JTAG exposta, faltava tentar comunicar com ela, já que a JTAG oferece uma liberdade grande para “fuçar” no console. Ela podia muito bem ser desativada na versão final do console, já que a finalidade dela é para depuração/diagnóstico/teste em “baixo nível”, digamos. Por isso, não é qualquer assistência técnica ou “eletrônica” que teria uso para ela. Para um engenheiro do sistema ou um desenvolvedor do OS, sim.

Por sorte (e… descuido?), a interface está ativa.

Por ela, já é possível: ler e gravar a RAM; inserir e modificar código executável existente; parar e executar passo-a-passo instruções na CPU. São habilidades bastante poderosas, mas que por agora, servem como ferramentas de estudo para conseguirmos mais informações sobre o sistema, já que estas não existem disponíveis pela Web.

Neste momento, temos “dumps” dos bootloaders (um que acredito ser o PBL), da RAM externa (EBI, 128MB)  no momento final da carga do sistema (momento final da bandeira do Brasil e do Zeebo, antes do logo do Zeebo aparecer) e de alguns trechos no espaço de memória da CPU que puderam ser lidos (em sua maioria, registradores de configuração, etc…).

Um pequeno “teaser” das strings contidas na RAM (EBI):

Um dos próximos passos, seria extrair arquivos direto da Flash para ajudar no entendimento do sistema.

Reportarei qualquer avanço nas pesquisas!