Zeebo - A história de um console com amnésia anterógrada

Jan 24, 2017   #zeebo 

Alguns consoles que chegaram aqui (principalmente aqueles com alguns jogos que não funcionam) apresentaram problema na eNAND: a memória onde os jogos são armazenados. Parece que depois de todos esses anos após a fabricação do Zeebo, algumas dessas memórias estão “morrendo”, assim como um cartão de memória se desgastaria por conta dos ciclos de escrita chegando ao limite. A memória pode ser lida, mas nada novo pode ser gravado. Isso impede que o desbloqueio seja feito, que os jogos sejam reparados, etc. Uma espécie de amnésia anterógrada. :)

Esta eNAND (nome dado pela Hynix para nossa conhecida eMMC), em breve e simplificado resumo, é um cartão SD no formato de um chip. Infelizmente é difícil comprar estas memórias separadas. A específica do Zeebo então, impossível. No entanto, é possível achar de outros modelos, para aparelhos celulares, com tamanhos maiores (8 GB, 16 GB) e pinagem similar, mas ainda não foi testado se funciona (aguardando chegada da China). Substituir por uma retirada de outro Zeebo funciona perfeitamente.

Troca por outra vinda de um Zeebo estragado.

Uma solução, em tese, seria adaptar um cartão SD no lugar, já que são similares em muitos aspectos. Felizmente este processo é possível!

A primeira tentativa - funciona!

Testei com vários cartões e o console funcionou normalmente com todos. Já era conhecido que o console foi projetado para suportar vários combos de diferentes fabricantes de NAND + eNAND (questões de disponibilidade fornecedor > fábrica). Assim, praticamente qualquer cartão SD no barramento da eNAND deve funcionar. Até com um cartão SDHC de 32 GB funcionou. Sim, um Zeebo de 32 GB. Completamente desnecessário, mas enfim. :)

Para os consoles que chegarem aqui com este problema, ofereço a adaptação (por um valor adicional), removendo o chip danificado, protegendo os pads originais na placa e soldando um slot para cartão microSD no lugar. Como o Zeebo tem 1 GB, qualquer cartão acima deste tamanho serve. É até difícil conseguir cartões tão pequenos hoje em dia. O trabalho ficaria assim:

Pronto. Esperançosamente, sem crosstalk.

Com cartão de 2 GB.

2 happy-GB.

Kudos ao Daniel e Hugo pelos primeiros consoles “problemáticos” que serviram como motivadores (e cobaias!) para a pesquisa.

Para detalhes sobre a solicitação e valores, veja o post sobre.